Pular para o conteúdo principal

Albums top de 2014 parte 2: Camila, Elypse

O trio ( agora duo) mexicano tem sido cotado como uma das maiores revelações do pop rock latino da ultima década. Com uma sonoridade que lembra o Coldplay ( ao combinar piano com outros instrumentos comuns no rock como bateria guitarra) eles tem músicas que combinam uma sonoridade encantadora com letras muito pungentes, mas que ainda assim trazem mensagens positivas e falam como poucos sobre a desolação do coração partido. Banda que deveria sim de ter sido chamada para o Lolla, tem dois álbuns de estúdio, ambos indicados ao Grammy Latino como álbum do ano. E esse álbum de 2014 é um encanto e me dá muito pazer analisá-lo . A primeira faixa, indicada ao Grammy como canção do ano, é Decidiste Dejarme. Começa com uma suave introdução de piano, e fala sobre a dor de ser abandonado. Ela tem um refrão muito consistente e bastante pegajoso, que dá toda a tônica e o encanto da canção: Você decidiu deixar-me; você saíste na frente; não te ocorra aproximar-se; não te perdoo nem te quero; nada mais de você que lembro me importa; não vou cair de novo; chegaste tarde” é um refrão bastante poderoso que dá personalidade à musica. Mas depois ele prediz algo positivo para um futuro próximo e uma advertencia: “No fim da vida tudo se põe no lugar; É o que se passa quando se toca em fogo.” E tudo isso fechado com chave de ouro com um solo de piano. Perdon, segunda faixa, que começa com um toque de folk, fala sobre alguém que está arrependido de ter pisado na bola e pede desculpas. Ela fica explosiva no refrão, que parece ser o ponto positivo e forte de Mario Domm e Cia. “não espero nem amor e nem ódio; já tenho o bastante com minha dor. A terceira faixa, Quedate, também forte no refrão (novidade) pede para que a pessoa, apesar de todas as dificuldades normais de um relacionamento, fique, de uma simplicidade e uma pungência marcantes. Esto momento, também com piano, fala sobre a luta que foi para conquistar a pessoa amada “se antes de chegar a ti; tive de me perder e quantas voltas dei;a ponto de enlouquecer; mas você me curou.” Venus, a quinta faixa, e a minha preferida, fala de como a gente se ilumina quando o amor verdadeiro nos alcança. “ é meu reflexo, meu espelho, minha essência” O que se pode dizer é que o disco segue uma dicotomia. O mesmo ser que o encanta e o faz viver perdido de amor, é o mesmo que pode machuca-lo. Pois na faixa seguinte, Tu tiempo ya se fue, “ és veneno, meu paraíso e minha tentação; um labirinto em meu coração e uma tormenta em meu quarto” Em me ensenaste a odiar, ele afirma que a mulher Perseu todo o direito a correr atrás dele por todos os seus erros e as suas pervesidades. La vida entera, a mulher é toda a causa do fim de seus desesperos e de seus sofrimentos. “uma rosa negra com espinhos” que é substituída por “até que chegou com tua luz; teu olhar poderoso e tua alma curandeira; teu sorriso eterno e corpo de pantera.” Na faixa nove, Adicto al dolor, a mulher é a cura de todos os seus sofrimentos. Lagrimas parece ser um desabafo quanto a situação em que o México vive, por ser um pais de tantas mazelas sociais. Mas tudo aqui é metaforizado no sentimento de solidão do eu lírico. Tu fecha com chave de ouro um álbum que se sustenta muitíssimo bem com a dicotomia da mulher diabo que o faz sofrer e a mulher anjo, que o vem salvar desse sofrimento. Eu fico imaginando como deve de ser encantador assistir a um show deles. Mas nunca vou saber pois o Lolla não os quis trazer, né? Nota: 8.5

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marc Anthony - Flor Pálida (Official Video)

Eminen faz um coletivo que atrai e se revolta contra as mazelas

Eminen, considerado um dos maiores artistas dos anos 90, volta à baila com uma super colaboração e um clipe muuito bom. A colaboração chama-se Detroit vs Everybody, e chama a atenção pelo numero de features que traz em sua composição. Alem do proprio Eminen cantam tambam os rappers Danny Brown, Big Sean, alem de nomes mais desconhecidos do grande publico como por exemplo Dej Loaf, Royce da 59 e ainda Trick Trick. O clipe tambem se rendeu ao charme do preto e branco. E mostra paisagens tipicas de Detroit enquanto os rappers vao mostrando as suas mensagens de luta e de nao conformismo. A grande sacada de Eminen, que todos dabem que é um grande visionario, é tentar mostrar as mazelas de Detroit atraves das imagens dos becos obscuros da cidade e atraves da otica de seus proprios moradores, que graças a Deus sao artistas e foi-lhe dado o dom de poder falar em nome de uma maioria castigada pelo sofrimento e pela desigualdade social. Na nossa opinião, Eminem é uma das figuras mais incriveis

George Michael, ícone do pop se vai no dia de Natal

George Michael, ícone do pop se vai no dia de Natal Seu passamento ainda não teve as causas esclarecidas. O cantor e compositor nos deixa aos 53 anos com uma carreira profícua e muito bem sucedida, com mais de 100 milhões de copias vendidas entre sua empreitada com a banda Wham, junto a Andrew Ridgley e seus trabalhos solos. Segundo a imprensa, sua morte se deu tranquilamente entre os festejos natalinos. Mas é certo que vinha tendo problemas de saúde há bastante tempo, tendo inclusive padecido com uma pneumonia que segundo o próprio quase lhe tirou a vida. Ele se chamava Geogios Kyriacos Panayiotou e tinha origem grega, seus parentes vindos de Chipre, mas nascera no norte de Londres. Em seu tempo na Wham lançou os sucessos Wake me Before you go go, I’m your man, e Freedom, e Careless Whisper, lançada em 1984, foi considerada um dos maiores hits do pop na época. Sua carreira solo desponta em 1987, ano de lançamento de Faith. Vendidas mais de 25 milhões de copias, ganha o álbum do ano