Selo: Atlantic
Ano: 2018
Gênero: R&B, soul e hip hop
Parece com: SZA, Migos
Boas: Bodak Yellow, Bickenhead
Nossa Avaliação: Positiva
Cardi B chega fresca e faceira em seu álbum de estreia, chamado Invasion of Privacy, em que ela é adepta de uma sonoridade conhecida como pop rap, mesmo estilo adotado por artistas como SZA, Kelela (essa última experimental) entre outras, mas com uma pitada de R&B, soul ritmos latinos e letras sarcásticas e cheias de ironia. Belcalis Almanzar tem apenas 25 anos, está na sua primeira gravidez, mas chega nesse álbum cheio de histórias para contar e cheia de sarcasmo nessa tentativa de construção de um “eu” e Cardi B se trata de uma personalidade da TV, e já vinha do sucesso do hino rap do verão (palavras do conceituado jornal The New York Times) chamado Bodak Yellow, aliás single de seu trabalho de estreia, e em 2016 ela lança uma mixtape intitulada Gangsta Bitch Music.
Começando já por cima_ lembrar que esse álbum veio a público pelo grande selo Atlantic com produção de gente como por exemplo 30 Roc, Boi-1da, Frank Dukes, J. White entre outros, e faz desse trabalho um punhado de canções calcadas nas rimas, e os seus trabalhos inaugurais do álbum trazem as mãos de integrantes do MIGOS. Get 10 é um verdadeiro conjunto de rimas de desabafos super bem construídos em cima de rimas de muita atração. Drip traz ao ouvinte sintetizadores violentos e uma letra desnuda e de grande sinceridade de desabafo, também contando com a presença importante do MIGOS.
A ideia das canções é trazer a artista de forma desnuda, sem véus e bem vendas, tal como se fossem um reality show que a mostra ao ouvinte como ela é, sem disfarces e nem atenuantes. São rimas direto ao ponto, sem nenhum tipo de rodeio, o que de certa forma colabora para a carnadura sincera e verossímil do trabalho lírico das canções. Percebe-se também a atitude da MC de trabalhar com várias personas ao longo das canções., tais como personagens com personalidades e necessidades diversas. E também há ironia extrema nas faixas seguintes como por exemplo Bickenhead ou até mesmo Be Careful, que mostra seu amadurecimento com os eventos dos últimos meses. É o exemplo mais contundente de como ela está tentando mostrar sem filtros ao seu ouvinte como se pode ver em trechos como: “Agora, eu disse apartamentos de luxo wow, sou jovem e sem coração, (sim) há uma cadela que está em minha visão, essa cadela é um alvo.” “Não importa se você fode comigo, eu recebo independentemente (em dinheiro).
Bodak Yellow, sua música mais famosa até o momento, é algo sobre ascenção social que Cardi obteve após o sucesso de seus primeiros trabalhos, em que fala que estaciona carros caros e possui bolsas e acessórios de marca, tudo proporcionado pelo dinheiro, objeto que nos faz nos humilhar para consegui-lo a todo custo. É uma de suas canções mais intensas, isso não tem como negar.
Be careful é sobre empoderamento feminino, assunto muito em voga nos dias atuais, de Beyoncé a SZA, fala sobre alguém que já sofreu por causa de um homem desonesto e que avisa com todas as letras que está de olho e super prevenida quanto a outra “pulada de cerca”, uma canção de ironia gritante. Best Life conta com o feat de Chance the Rapper, outro artista em franca ascenção com referências pop, parece ser a mais otimista do álbum com uma sonoridade próxima do soul. Ring traz feat de Kehlani e é uma das canções românticas do trabalho de Belcalis, “você não faz mais o meu celular tocar, não posso ignorar isso” “devo ligar primeiro, não consigo decidir, eu quero mas uma vadia tem orgulho.” É uma canção de como estar sem a pessoa amada e o quanto está sendo difícil não dar o braço a torcer por esse fato.
Ela traz uma profusão de artistas nos feat que mostra a tentativa de ser plural nas influências que tornam o seu trabalho mais pop, como Best Life, um soul rap com o rapper em ascenção Chance The Rapper, Bad Bunny e J Balvin com a presença de versos em espanhol e mostra um artista ainda a procura da sua essência e isso mostra o quanto Cardi B ainda pode nos trazer em seus trabalhos futuros para que tentemos apreender o que a motiva a ser artista.
Comentários
Postar um comentário