Pular para o conteúdo principal

Primeiras Impressões: Always Ascending, Franz Ferdinand

Selo: Domino
Lançamento: 09 de fevereiro de 2018
Synthpop, dance rock, pop,
Nossa avaliação: mista
Ouça: Lois Lane, Feel the love go e Always Ascending
Lembra: Arctic Monkeys, Bloc Party



A banda escocesa, que brilhou na década passada ao incorporar ao seu som alternativo elementos do pós punk de bandas como Talking Heads, Gang of Four e elementos do glam rock, como o classicão do camaleão do rock David Bowie, Let´s Dance de 1983, está de volta em 2018 com esse novo álbum, que dá sequencia ao prestigiado Right Thoughts, Right Words e Right Action de 2013.
A faixa título traz sintetizadores e vozes aspiradas, e começa suave, e vai se tornando mais intensa com o passar do tempo. Foi lançada como single líder em 25 de outubro de 2017 e como as demais canções do álbum, traz influências setentistas, oitentistas e do glam rock além de trazer uma letra bem introspectiva. Traz uma característica de ser uma canção de synthpop mas sem deixar de ser rock alternativo. E ainda o álbum é o primeiro trabalho após o guitarrista Nicky McCarthy, também ex-tecladista da banda. Mas acredito que o estreante Julian Corrie tenha se saído bem nessa primeira empreitada com o Franz.
Lazy Boy traz a presença de baixo, que foi sempre uma característica marcante da banda, mas os sintetizadores continuam mandando ver na estrutura melódica da canção. Mas para falar bem a verdade os seus arranjos acabam soando mais interessantes do que a sua letra, que metaforicamente fala de alguém que tem preguiça de trazer novidades para a relação. Mas eles fizeram uma canção que não sai de nossa mente desde e primeira vez em que a escutamos.
A terceira faixa foi estreada em um programa de TV chamado “The Andrew Marr Show”. Tem a estrutura melódica que já é comum aos trabalhos antigos da banda _ sintetizadores e guitarras, e é uma canção que fala sobre liberdade.
A banda fez nesse álbum o que vinha fazendo desde o início de sua carreira: batidas pop com sintetizadores mesclando-se com batidas eletrônicas.
Finally, a quarta canção vem forte com os seus sintetizadores e parece um pouco com as canções do seu segundo album, é a que traz bastante batidas eletrônicas e a sua letra é bem simplória, mas seus arranjos acabam por ser classificados como marcantes.
Lois Lane é uma das pérolas do álbum, com as suas batidas metálicas e seus sintetizadores um tanto alucinados. A letra fala da história de Lois Lane, mas os arranjos muito bem casados tornam essa canção uma das melhores do album. O sintetizador vem em cascata e essa canção tem uma característica de ter arranjos psicodélicos.
Huck and Jim traz um rock mais de garagem na introdução, mas depois soa como um ska, e na nossa opinião, os vocais de Kapranos estão muito bem trabalhados nessa faixa. A canção é na nossa opinião uma das que mais se parecem os albuns anteriores e que traz uma roupagem alternativa e rock de garagem. Esa canção contrasta com o restante do album pois é a que mais contem guitarras em seus arranjos. Glimpse of Love em sua introdução e em seu decorrer tem arranjos que lembram bem as fases anteriores da banda, e os sintetizadores se casam muitíssimo bem com os teclados.
Feel the Love Go é uma canção sobre o fim do amor e traz sintetizadores nervosos e bastante eficientes, alem de uma característica de rock de garagem. Há a presença de um saxofone ao longo dessa canção e a ultima canção, que encerra o album, tem uma certa verve psicodélica e a letra é bem introspectiva.
Glam rock e psicodelia parecem ter sido as opções para os Franz pra esse novo trabalho. Que te bota para dançãr mais traz algumas passagens de lamento, nostalgia e desabafo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marc Anthony - Flor Pálida (Official Video)

Eminen faz um coletivo que atrai e se revolta contra as mazelas

Eminen, considerado um dos maiores artistas dos anos 90, volta à baila com uma super colaboração e um clipe muuito bom. A colaboração chama-se Detroit vs Everybody, e chama a atenção pelo numero de features que traz em sua composição. Alem do proprio Eminen cantam tambam os rappers Danny Brown, Big Sean, alem de nomes mais desconhecidos do grande publico como por exemplo Dej Loaf, Royce da 59 e ainda Trick Trick. O clipe tambem se rendeu ao charme do preto e branco. E mostra paisagens tipicas de Detroit enquanto os rappers vao mostrando as suas mensagens de luta e de nao conformismo. A grande sacada de Eminen, que todos dabem que é um grande visionario, é tentar mostrar as mazelas de Detroit atraves das imagens dos becos obscuros da cidade e atraves da otica de seus proprios moradores, que graças a Deus sao artistas e foi-lhe dado o dom de poder falar em nome de uma maioria castigada pelo sofrimento e pela desigualdade social. Na nossa opinião, Eminem é uma das figuras mais incriveis

George Michael, ícone do pop se vai no dia de Natal

George Michael, ícone do pop se vai no dia de Natal Seu passamento ainda não teve as causas esclarecidas. O cantor e compositor nos deixa aos 53 anos com uma carreira profícua e muito bem sucedida, com mais de 100 milhões de copias vendidas entre sua empreitada com a banda Wham, junto a Andrew Ridgley e seus trabalhos solos. Segundo a imprensa, sua morte se deu tranquilamente entre os festejos natalinos. Mas é certo que vinha tendo problemas de saúde há bastante tempo, tendo inclusive padecido com uma pneumonia que segundo o próprio quase lhe tirou a vida. Ele se chamava Geogios Kyriacos Panayiotou e tinha origem grega, seus parentes vindos de Chipre, mas nascera no norte de Londres. Em seu tempo na Wham lançou os sucessos Wake me Before you go go, I’m your man, e Freedom, e Careless Whisper, lançada em 1984, foi considerada um dos maiores hits do pop na época. Sua carreira solo desponta em 1987, ano de lançamento de Faith. Vendidas mais de 25 milhões de copias, ganha o álbum do ano