Pular para o conteúdo principal

As músicas do primeiro semestre de 2017 (às vezes não lançadas como singles) parte 6

I Ain't the one, Spoon, do album Hot Thoughts lançado em 17 de março de 2017 Essa canção traz uma bela introdução de guitarra, um belo riff e depois desemboca em suaves sintetizadores. Seria uma canção minimalista? Sim, talvez, mas a grande verdade é que a banda americana Spoon surpreendeu e muito com esse novo album, Hot Thoughts, em que eles vivem o post punk e new wave com uma certa vivacidade. Sim, o album não é perfeito, mas o que nos mostra é uma banda que amadureceu, mas sem deixar de sonhar. E é isso que precisamos pra poder continuar a gostar desses artistas, que eles continuem a transformar os seus sonhos em realidade, pois é exatamente isso que eles fazem quando resolvem tornar um album realidade. Essa canção é justamente isso. Uma canção para quem ainda sonha. Para quem ainda tem o prazer de não ser apenas mais uma banda que lota estádios, como muitas que conhecemos por ai (Vá la U2 ainda tem graça, não é deles que estamos falando) Tem uma pegada levemente new wave, bem lá do inicio dos anos 80 e conta uma historia de alguém que está cansado de se rebaixar para a pessoa amada e não está nenhum pouco interessado em ser a sua tabua de salvação. When the moon is rising and looking on me When the night comes knocking, knocking on me I say, I ain't the one I say, I ain't the one I ain't the one that you looking for now Quando a lua está surgindo e procurando por mim Quando a noite vem golpeando, me golpeando Eu digo, eu não sou Aquele Não sou aquele um Não sou aquele um que procura por ti Se trata de uma canção em que o eu lirico tenta se desconstruir, ele não quer ser assim tão importante na vida de sua pessoa amada, e que não é por conseguinte uma pessoa "perfeita" No, I ain't the one I ain't the one that you're looking for now Yeah, I ain't the one I ain't the one So now I'm leaving you all behind me Ele reitera o que vem tentando dizer desde o inicio da letra: Não sou aquele um Não sou aquele um pelo qual você vem procurando Não sou aquele um Por isso tenho de partir agora E mais pra frente a letra da canção se desdobra para uma visão mais externa: When the world comes crashing, crumbling on me When the day comes knocking, knocking on me I say, I ain't the one I ain't the one Quando o mundo está a ruir, desabando sobre mim Quando o dia vem a me golpear, a me golpear Eu digo, não sou aquele um Não sou aquele um Trata-se de uma canção em que a pessoa não quer se autoafirmar, quer apenas dizer que é comum, que sofre e que tem fraquezas. Nota 80 Eu preciso de você, Vanguart, do album Beijo Estranho, lançado em 28 de maio de 2017 Essa banda surgiu em meados da década passada, e é uma grata surpresa em meio a um cenário musical que sempre privilegiou o eixo rio são paulo, já que eles vem de Cuibá. Sempre misturaram o folk com indie rock e uma pitada de pop de uma forma maestra, mas nesse album mais recente, Beijo Estranho, eles podemos dizer que finalemnte estão mais light, e a sua música soa simples, sem os exageros orquestrais que as vezes os acompanhavam no inicio de sua jornada como artistas. Essa canção é um belo exemplo de como eles podem ser encantadores quando simplesmente decidem ir direto ao ponto. É uma canção construida em cima de acordes de violões e de lirica direta e pura, uma verdadeira balada romântica que faz até o menos fã entrar em um delicioso clima de adesão à ideia vendida por eles de ser simples e puro de coração. A canção tem em seus acordes leves toques de sintetizadores, isso é preciso ressaltar. Sem contar que ela conta com um recurso que torna qualquer canção marcante: um refrão que gruda na nossa mente, mas do lado bom, não se diz aqui que seja uma canção chiclete. "Eu preciso de você ( (algo me faz lembrar, algo me faz querer) esse trecho em parenteses é cantado em um coral bem vigoroso que dá a ideia de que isso é uma necessidade indelável, eu tenho de ter e pronto, acabou, vou lutar por isso e ponto Ardo Sou um trem desgovernado que parte Faiscando as tuas estradas sem pausa Te conheço mais a fundo, com calma Há bastante poesia nesse trecho uma verdadeira metáfora, a pessoa amada é uma estrada por onde ele pretende se aventurar sem medo das consequencias apenas com o intuito de ser feliz. Porque arde Como um trem desgovernado que parte Todo dia o mesmo horário, mas não sabe que horas chega Vem e me salva da solidão Vem e me salva da solidão Todo dia a mesma coisa, vivemos nesse caos que se chama vida, estou cansado dessa rotina, vem e me salva desse desespero, eu preciso de salvação, de um mundo mais tranquilo ao seu lado. Uma canção de folk para quem curte os trabalhos de bandas como por exemplo Fleet Foxes, por exemplo. Nota 85

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marc Anthony - Flor Pálida (Official Video)

Eminen faz um coletivo que atrai e se revolta contra as mazelas

Eminen, considerado um dos maiores artistas dos anos 90, volta à baila com uma super colaboração e um clipe muuito bom. A colaboração chama-se Detroit vs Everybody, e chama a atenção pelo numero de features que traz em sua composição. Alem do proprio Eminen cantam tambam os rappers Danny Brown, Big Sean, alem de nomes mais desconhecidos do grande publico como por exemplo Dej Loaf, Royce da 59 e ainda Trick Trick. O clipe tambem se rendeu ao charme do preto e branco. E mostra paisagens tipicas de Detroit enquanto os rappers vao mostrando as suas mensagens de luta e de nao conformismo. A grande sacada de Eminen, que todos dabem que é um grande visionario, é tentar mostrar as mazelas de Detroit atraves das imagens dos becos obscuros da cidade e atraves da otica de seus proprios moradores, que graças a Deus sao artistas e foi-lhe dado o dom de poder falar em nome de uma maioria castigada pelo sofrimento e pela desigualdade social. Na nossa opinião, Eminem é uma das figuras mais incriveis

George Michael, ícone do pop se vai no dia de Natal

George Michael, ícone do pop se vai no dia de Natal Seu passamento ainda não teve as causas esclarecidas. O cantor e compositor nos deixa aos 53 anos com uma carreira profícua e muito bem sucedida, com mais de 100 milhões de copias vendidas entre sua empreitada com a banda Wham, junto a Andrew Ridgley e seus trabalhos solos. Segundo a imprensa, sua morte se deu tranquilamente entre os festejos natalinos. Mas é certo que vinha tendo problemas de saúde há bastante tempo, tendo inclusive padecido com uma pneumonia que segundo o próprio quase lhe tirou a vida. Ele se chamava Geogios Kyriacos Panayiotou e tinha origem grega, seus parentes vindos de Chipre, mas nascera no norte de Londres. Em seu tempo na Wham lançou os sucessos Wake me Before you go go, I’m your man, e Freedom, e Careless Whisper, lançada em 1984, foi considerada um dos maiores hits do pop na época. Sua carreira solo desponta em 1987, ano de lançamento de Faith. Vendidas mais de 25 milhões de copias, ganha o álbum do ano