Os dois discos da semana passada
Essa primeira semana de agosto foi movimentada.
Foram lançados dois discos muito díspares, porém igualmente interessantes. Um
de Indie Rock, e outro de R&B Experimental. Pois a moda de R&B
experimental está muito em voga depois de Archandroid e de Yeezus, a perola do
Kayne West que lamentavelmente foi preterida pelo Grammy por Random Access
Memory.
They
went my soul_ Spoon
A
banda texana já é veterana_ ativa desde 1996. E volta com esse oitavo registro
de estúdio muitíssimo interessante, e sério candidato a resenhas positivas de
críticos de musica por aí afora.
Na
comercialíssima Rent I Pay _ todas as faixas devidamente combinadas a aguda
guitarra com a voz rasgada do vocalista_ começa com uma batida hipnótica que
combina uma letra esperta com uma sonoridade imperdível. Inside Out começa com
batidas discretas mas nem por isso passa desapercebida, ficando mais intensas
com o passar da musica.
Rainy
Taxi lembra o o proto_britpop de bandas
como Stone Roses ou Happy Mondays com uma letra espertíssima e é uma balada
imperdível.
Knock
Knock Knock, como o próprio nome sugere, é um sintetizador que golpeia o
ouvinte mais desatento. Mas é uma musica poderosa que mostra a que veio.
Outier
tem uma batida que lembra a fase mais pop do New Order, e é um registro
interessante, que vale a pena a escutada. Essa volta aos 80s na introdução
prepara a nossa alma para uma musica de verdade.
A
maravilhosa faixa -titulo é uma letra que convida a pessoa a ir para a rua e se
divertir.
I Just
dont understand é uma balada sobre o incompreendido na arte de amar. Se
recusando a entender o “ser abandonado.”
Let be
mine retorna aos Beatles, é um folk pop.
New
York Kiss, sintetizadores e batida hipnótica nos prepara para uma viagem
musical que fecha o álbum com chave de ouro. Retorno ao britpop de bandas como
Blur.
Um
álbum muito coeso e gostoso de ouvir.
Nota:
8,5
Faixas
de destaque:
Para quem gosta de The new
pronographers e Stone Roses.
FKA
twig _LP1
Depois
de Yeezus, a obra mestre de Kayne West, que com toda razão se manifestou contra
o fato de o Grammy não o ter indicado a sua principal categoria, ( aquele
Macklemore até hoje não desceu também
na minha garganta) e de The Archandroid, a britânica de 26 anos apresenta ao
mundo da musica um disco que tem tudo para fincar suas garras no mundo dos 1001
discos para se ouvir antes de morrer.Combinando R&B com batidas de
sintetizadores que lhe dá uma aparência
de musica do futuro.
Nada
de ciborg,Celi Mayweather e nem das batidas hipnóticas de Kayne West, um dos
artistas mais emblemáticos do hip hop atual. E sim a sua voz aspirada e musicas poderosas com ajuda de
sintetizadores. Pode se dizer que o trabalho autoral de Taliah vai muito mais
longe do que Lorde fez em Pure Heroine. Mas Lorde tem só 16 anos. Esperemos
mais um pouco. Na verdade, Taliah
termina o que foi começado por Lorde.
Pode
–se dizer que LP1 é tanto um disco para as pistas quanto para se ouvir em um
quarto sozinho. Pois as suas musicas falam de assuntos muito introspectivos,
mas o som é de uma rave. É um som muito refinado. Não parece vindo de um álbum
de estreia e de uma pessoa de apenas 26 anos.
Two
Weeks lembra uma mistura de Yeezus com Beyoncé. Os sussurros de Taliah lembram a outra, mas a sonoridade
futurística lembra West. Essa artista vai balançar as estruturas do pop, como
fez Amy Winehouse há mais de dez anos. Na verdade, o que Taliah está fazendo
não é nada novo_ Beyonce vem fazendo há bastante tempo, mas a forma de fazer é que
é nova. É um R&B minimalista, e eu não lembro de ter visto isso em algum
lugar antes.
Pendulum
é o auge do minimalismo belíssimo de Twig. Tem efeitos de uma maquina
trabalhando, e a sua voz aspirada nos conta uma historia que diz respeito só a ela, mas ela decide dividir
com o seu ouvinte.
Video
Girl é a melhor musica do álbum. Tem a mistura perfeita de soul com batidas
hipnóticas e conta uma historia aparentemente cotidiana, mas que ganha ares de
romance ficcional.
Numbers
ela vai mais profundo ainda. Sintetizadores dão a tônica de uma uma canção
sobre alienação do mundo moderno. Closer é a mesma coisa. Batidas hip hop com
sintetizadores combinam com uma voz hipnótica e nos leva para uma viagem de
mundos possíveis.
Kicks finaliza a obra prima de Taliah com chave de
ouro. Sua voz combina com a atmosfera experimental de uma musica que conta
sobre o sentimento do eu-lirico _”I feel You. I Just feel you”
Um
álbum supremo, que tem tudo para dar a Twig o premio na categoria de artista
estreante o Grammy_ se o Grammy for realmente honesto.
Nota:
9,0
Faixas
de destaque: Pendulum, Video Girl, Kicks.
Para
quem gosta de: Janelle Monae.
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