Pular para o conteúdo principal

Os melhores discos de 2014 (até agora) parte 2

Silva _ Vista para o Mar

 

Silva, jovem capixaba de 25 anos, vem disposto a colocar o seu nome na constelação da nova MPB. Um disco que soa como indie e pop rock, feito nos moldes de Guilherme Arantes da melhor época de sua criação, é um disco com letras espertas e  pungentes quando preciso, e um som pop com sintetizadores na medida certa.

                Na primeira faixa, a titulo, ele vem perseverante: “Eu sou de remar  sou de insistir  mesmo que sozinho” “Só vai se afogar quem não reagir mesmo que sozinho” versos para incitar a pessoa a lutar pelos seus ideais.

                “É preciso dizer” conta com uma introdução linda, regada a muito sintetizador, e muito charme. 

                São todas as 11 musicas regadas a muita sabedoria, e todas com a mensagem de que “Precisamos seguir adiante mesmo que a vida não nos esteja sorrindo.”

                Em Okinawa, que talvez seja o single mais forte do álbum, Fernanda Takai e sua voz gélida dá toda a tônica de uma canção que leva a tristeza pela ausência da pessoa amada as ultimas consequências “Faz chuva esconde o horizonte a cada vez que você não vem.”

                Disco novo também é um single, adaptado as pistas de dança no melhor estilo Avicii.

                É um disco que merece estar em qualquer coleção. Pra todos os gostos. Pop de muito boa qualidade.

                Nota: 8,5

                Para quem gosta de: Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz, Guilherme Arantes

                Faixas de destaque:  É Preciso Dizer, Okinawa, Disco Novo,

               

 

Calle 13_ Multi Viral

                Os rappers de Porto Rico vem dispostos a abocanhar mais um Grammy Latino de Album do Ano. Mas convenhamos, eles fizeram um álbum coeso e muito interessante_ de novo. Mas esse Calle 13 vem mais amadurecido nessa obra de 2014. Começa com uma citação do escritor Eduardo Galeano, que dá a tônica pungente que esse álbum pretende  ter.

                Respira el Momiento é uma musica sobre o desespero que as sociedades modernas tem pelo  brilho do sol de cada dia. O que está cada vez mais difícil. Pois vivemos oprimidos pela falta de bens materiais.

                A pungente e instrumental Um Bueno dia para morir traz toda a tristeza que cerca o dia, com uma voz que se lamuria do sofrimento diário que é viver.   

                El aguante trás um pouco mais de alegria. Começa bem felizinha parecendo musica epanhola_ flamenca_ nascemos para aguentar o sofrimento ao qual o ato de viver nos submete.

                Ojos color Sol começa meio que uma musica de Beethoven, mas é também sobre pungência e tristeza.

                Já a faixa epônima, é rock alternativo puro.  Sobre a praga que é a sociedade midiática de hoje. Bela metáfora.

                Quando lós pies besan el Piso, com a participação da meio irmã de ambos, é uma faixa alegrinha e irônica que lembra o ótimo Los de atrás vienen conmigo, de 2008.

                Em Adentro, volta o clima de lamentação e de pungência. Como sempre Residente e Visitante fazendo sua humorada critica a sociedade de hoje...

                Interlúdio trás um artista John Lenguimo fazendo suas declamações. Em Inglês, mostrando como o Calle 13 é multiplural.

                Los Idiotas volta à temática de La cumbia de lós aburridos e John, el Esquizofrenico, de seus êxitos fonográficos anteriores.

                Fuera de la Atmosfera, P13 volta a introdução de mais uma faixa de rock alternativo. Pois já faz muito tempo que os Calle 13 abandonaram o uso único do  reggaeton em suas melodias  e se tornaram plurais. Sobre o espaço sideral, claro como pano de fundo para a critica social. Destaque para a atuação de P13, sempre divina. E aos efeitos computacionais presentes na canção.

                Perseguidores é reggeaton puro, meio ska, e muito encantadora. Gato que avanza e Perro que ladra, reggeaton puro e muita critica social, com direito a metáforas.

                Me vieron Cruzar é em pop, mais tão ácida quanto as outras faixas de Multi -viral.

                A faixa de encerramento, é pungente e engraçadinha, e bem calma.

                Nota: 9,5

                Para quem gosta de Tego Calderon

                Faixas de destaque: Eduardo Galeano,  El Aguante, Respira El Momento, Multi-Viral, Fuera de la Atmosfera,  Assim de grande son las ideas

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marc Anthony - Flor Pálida (Official Video)

Eminen faz um coletivo que atrai e se revolta contra as mazelas

Eminen, considerado um dos maiores artistas dos anos 90, volta à baila com uma super colaboração e um clipe muuito bom. A colaboração chama-se Detroit vs Everybody, e chama a atenção pelo numero de features que traz em sua composição. Alem do proprio Eminen cantam tambam os rappers Danny Brown, Big Sean, alem de nomes mais desconhecidos do grande publico como por exemplo Dej Loaf, Royce da 59 e ainda Trick Trick. O clipe tambem se rendeu ao charme do preto e branco. E mostra paisagens tipicas de Detroit enquanto os rappers vao mostrando as suas mensagens de luta e de nao conformismo. A grande sacada de Eminen, que todos dabem que é um grande visionario, é tentar mostrar as mazelas de Detroit atraves das imagens dos becos obscuros da cidade e atraves da otica de seus proprios moradores, que graças a Deus sao artistas e foi-lhe dado o dom de poder falar em nome de uma maioria castigada pelo sofrimento e pela desigualdade social. Na nossa opinião, Eminem é uma das figuras mais incriveis

George Michael, ícone do pop se vai no dia de Natal

George Michael, ícone do pop se vai no dia de Natal Seu passamento ainda não teve as causas esclarecidas. O cantor e compositor nos deixa aos 53 anos com uma carreira profícua e muito bem sucedida, com mais de 100 milhões de copias vendidas entre sua empreitada com a banda Wham, junto a Andrew Ridgley e seus trabalhos solos. Segundo a imprensa, sua morte se deu tranquilamente entre os festejos natalinos. Mas é certo que vinha tendo problemas de saúde há bastante tempo, tendo inclusive padecido com uma pneumonia que segundo o próprio quase lhe tirou a vida. Ele se chamava Geogios Kyriacos Panayiotou e tinha origem grega, seus parentes vindos de Chipre, mas nascera no norte de Londres. Em seu tempo na Wham lançou os sucessos Wake me Before you go go, I’m your man, e Freedom, e Careless Whisper, lançada em 1984, foi considerada um dos maiores hits do pop na época. Sua carreira solo desponta em 1987, ano de lançamento de Faith. Vendidas mais de 25 milhões de copias, ganha o álbum do ano