Pular para o conteúdo principal

O Indie não tem Fronteiras Parte III

Oie, meus lindos, andei um pouco sumida pois estava ocupadas com os meus estudos,  e magoada com o passamento de meu ídolo Lou Reed... mas cá estou eu de volta com novidades! E novidades quentes. Conforme venho sempre dizendo, infelizmente (ou felizmente!) o mundo indie não se resume a apenas Reino Unido e EUA. Há muito mais nesse mundo de meu Deus a ser escutado em matéria de música independente! Por isso, não atenham os seus ouvidos somente às expressões indies anglófonas. O rock latino tem muitas (e gratas) surpresas!

                De Portugal, vem a banda Peixe Avião. Eles são uma das bandas mais prestigiadas do mundo lusitano. São de Braga, e estão ativos desde 2007. Tem sido comparados constantemente ao Radiohead, no estilo das guitarras distorcidas de The Bends e  OK Computer, e também no estilo de melancolia presente em  suas melodias. Possuem dois discos de estúdio: Madrugada, e o seu autointitulado.

                Seu disco, Madrugada, tem pérolas como “No jogo da Quimera”, “Luta perdida” e “”Pranto de Pétalas”, e são músicas do mais puro lirismo e da mais pura melancolia pungente. Perfeito para pessoas como eu, que adoram chorar junto com as musicas.

                O Peixe Avião é uma banda que teve músicas nos topos das paradas lusitanas, e também da Associação Fonográfica de Portugal. É evidente a influencia radioheadiana mas se pode também notar que há em sua música resquícios de The Cure, Smiths, The National e também como não podia deixar de ser, Beatles e The Velvet Undeground. Eles também tem sido bem resenhados por revistas especializadas em musica como a Blitz, e a Sapo.

                A outra experiência com as latinidades musicais vem da França; Mademoiselle K, é uma grata surpresa para nossos ouvidos ávidos pelas maiores novidades no indie. Ativos desde 2006, é composto pelos integrantes Katerine Gierak, Pierre-Antoine Combard,Pierre Louis_Basset, e David Bouterre. Eles vem mantendo contato com a EMI desde 2007.Katerine, além do rock, aprecia também jazz e musica clássica. Em 2004, neste período em meio às composições de seu primeiro álbum, Ça sent lété,  Katerine tenta o CAPES (Certificado de Aptidão de Professor do Segundo Grau) para se tornar uma professora, porém não é bem-sucedida, fato que inspira sua canção Ça sent l'été..Essa banda é liderada por sua líder, Katerine, que larga a sua profissão de professora em um liceu francês de Paris para compor musicas de teor indie, new wave e pós-punk. Dá para ver que em Mademoiselle K há  influências de Siouxsie & The Banshees, E também de The Smiths e dos Cure. As faixas mais impressionantes de seu álbum Jamais Le Peux, é a faixa título e a bela Le Vent e La Furer... (detalhe: ainda não sei francês, estou considerando a melodia e os arranjos...)

                Liberte-se da dependência anglófona: o mundo é muito maior que isso. Dá para conviver em harmonia as nossas tão queridas bandas anglófonas e as latinas, em nossos corações e ouvidos!  Em breve retornaremos com novidades!         

                 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marc Anthony - Flor Pálida (Official Video)

Eminen faz um coletivo que atrai e se revolta contra as mazelas

Eminen, considerado um dos maiores artistas dos anos 90, volta à baila com uma super colaboração e um clipe muuito bom. A colaboração chama-se Detroit vs Everybody, e chama a atenção pelo numero de features que traz em sua composição. Alem do proprio Eminen cantam tambam os rappers Danny Brown, Big Sean, alem de nomes mais desconhecidos do grande publico como por exemplo Dej Loaf, Royce da 59 e ainda Trick Trick. O clipe tambem se rendeu ao charme do preto e branco. E mostra paisagens tipicas de Detroit enquanto os rappers vao mostrando as suas mensagens de luta e de nao conformismo. A grande sacada de Eminen, que todos dabem que é um grande visionario, é tentar mostrar as mazelas de Detroit atraves das imagens dos becos obscuros da cidade e atraves da otica de seus proprios moradores, que graças a Deus sao artistas e foi-lhe dado o dom de poder falar em nome de uma maioria castigada pelo sofrimento e pela desigualdade social. Na nossa opinião, Eminem é uma das figuras mais incriveis

George Michael, ícone do pop se vai no dia de Natal

George Michael, ícone do pop se vai no dia de Natal Seu passamento ainda não teve as causas esclarecidas. O cantor e compositor nos deixa aos 53 anos com uma carreira profícua e muito bem sucedida, com mais de 100 milhões de copias vendidas entre sua empreitada com a banda Wham, junto a Andrew Ridgley e seus trabalhos solos. Segundo a imprensa, sua morte se deu tranquilamente entre os festejos natalinos. Mas é certo que vinha tendo problemas de saúde há bastante tempo, tendo inclusive padecido com uma pneumonia que segundo o próprio quase lhe tirou a vida. Ele se chamava Geogios Kyriacos Panayiotou e tinha origem grega, seus parentes vindos de Chipre, mas nascera no norte de Londres. Em seu tempo na Wham lançou os sucessos Wake me Before you go go, I’m your man, e Freedom, e Careless Whisper, lançada em 1984, foi considerada um dos maiores hits do pop na época. Sua carreira solo desponta em 1987, ano de lançamento de Faith. Vendidas mais de 25 milhões de copias, ganha o álbum do ano