Pular para o conteúdo principal
O Indie e seus Opostos

Oie, galera! Hoje eu vou falar sobre três bandas que são indie, porem completamente opostas. Sim, por que Indie é um hiperônimo que pode englobar varias vertentes, pelo menos no rock tem sido assim desde que eu comecei a me aventurar a conhecer o estilo musical a fundo.

Tenho ouvido três bandas indie recentes que englobam a sabedoria popular de que indie pode ser muito eclético!
O Panic! at the Disco, por exemplo, é um indie já conhecido como pop, ou emo, como vocês preferirem. A banda, formada em 2004 em Nevada, nos EUA, é composta pelos músicos Brendon Urie, Spencer Smith na atualidade, mas já passaram por sua formação também Brent Wilson, Ryan Ross, John Walker e Ian Crawford. É conhecida pelo seus aspectos teatrais nas apresentações. Tem três álbuns lançados até o momento _A Fewer You cant Sweat Out, Pretty. Odd, e Vices & Virtues. Eles adotam um estilo conhecido como pop barroco, oriundo da surf music dos nos 1960, vide  The Beach Boys, The Beatles e Queen, mas também tem estilos em suas músicas como Alternativo, Pop punk, e Indie Pop. Suas musicas são ecléticas, falando desde o amor, nosso tema favorito, até o corre corre frenético do nosso dia a dia. Seu disco, Vices & Virtues, foi inspirado no Arcade Fire e seu premiado The Suburbs, de 2010, o que fica evidenciado em faixas como The Ballad of Mona Lisa, Hurricane e na ótima Sarah Smiles e Nearly Witches ( Ever since we met). O Panic! pode ser até comparado ao ótimo fun. que teve o mega hit We're Young, ganhador do Grammy 2013.

Yuck_ banda inglesa formada em 2007, já aponta para outa vertente do indie. Bem longe do pop barroco, do pop punk, eles seriam um Sonic Youth em miniatura. Formada pelos integrantes Max Bloom, Mariko Doi_ sim, uma japa_ e Jonny Rogoff, houve integrante dissidente, Daniel Blumberg, que saiu da banda um pouco antes de ela acontecer...Eles apostam no shoegaze, lo_fi e no noise rock, similar a bandas como Pavement, Dinossaur Jr, e My Bloody Valetine. Estão no primeiro álbum, autointitulado, mas já se preparam para gravar o segundinho, mesmo sem Danny. As melhores faixas de seu Yuck são The Wall, Get Away e Georgia, uma baladinha super fofa!


E por último, o The XX. Também ingleses, eles estão ativos desde 2005, formada pelos integrantes Romy Madley Croft, Oliver Sin, e Jamie Smith, são um indie pop, mas diferente do Panic. Eles já seguem um estilo experimental, musica ambiente, tipo Kid A do Radiohead. Ao ouvi-los pela primeira vez, também achei uma semelhança deles com o português The Gift, já falado artigos atrás. É um som gostoso de ouvir. As principais faixas de seu álbum autointitulado, de 2009, são  Fantasy e Night Time. Tem uma vertente meio pop barroca, e dark, uma ótima pedida para relaxar.

Três bandas indie, porem cada uma com um estilo peculiar, e oposto entre si, se formos comparar... Sucesso garantido no seu iPod, galera. Curtam e se divirtam!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marc Anthony - Flor Pálida (Official Video)

Eminen faz um coletivo que atrai e se revolta contra as mazelas

Eminen, considerado um dos maiores artistas dos anos 90, volta à baila com uma super colaboração e um clipe muuito bom. A colaboração chama-se Detroit vs Everybody, e chama a atenção pelo numero de features que traz em sua composição. Alem do proprio Eminen cantam tambam os rappers Danny Brown, Big Sean, alem de nomes mais desconhecidos do grande publico como por exemplo Dej Loaf, Royce da 59 e ainda Trick Trick. O clipe tambem se rendeu ao charme do preto e branco. E mostra paisagens tipicas de Detroit enquanto os rappers vao mostrando as suas mensagens de luta e de nao conformismo. A grande sacada de Eminen, que todos dabem que é um grande visionario, é tentar mostrar as mazelas de Detroit atraves das imagens dos becos obscuros da cidade e atraves da otica de seus proprios moradores, que graças a Deus sao artistas e foi-lhe dado o dom de poder falar em nome de uma maioria castigada pelo sofrimento e pela desigualdade social. Na nossa opinião, Eminem é uma das figuras mais incriveis

George Michael, ícone do pop se vai no dia de Natal

George Michael, ícone do pop se vai no dia de Natal Seu passamento ainda não teve as causas esclarecidas. O cantor e compositor nos deixa aos 53 anos com uma carreira profícua e muito bem sucedida, com mais de 100 milhões de copias vendidas entre sua empreitada com a banda Wham, junto a Andrew Ridgley e seus trabalhos solos. Segundo a imprensa, sua morte se deu tranquilamente entre os festejos natalinos. Mas é certo que vinha tendo problemas de saúde há bastante tempo, tendo inclusive padecido com uma pneumonia que segundo o próprio quase lhe tirou a vida. Ele se chamava Geogios Kyriacos Panayiotou e tinha origem grega, seus parentes vindos de Chipre, mas nascera no norte de Londres. Em seu tempo na Wham lançou os sucessos Wake me Before you go go, I’m your man, e Freedom, e Careless Whisper, lançada em 1984, foi considerada um dos maiores hits do pop na época. Sua carreira solo desponta em 1987, ano de lançamento de Faith. Vendidas mais de 25 milhões de copias, ganha o álbum do ano